Melancia

Por que é melhor comer frutas e verduras da estação?

Uma alimentação balanceada é um dos fatores que influencia no bom funcionamento do sistema imunológico (xô, coronavírus!). E, para comer melhor, prestar atenção nas frutas e verduras da estação é um dos caminhos mais efetivos. Sabe por quê?

“Hoje em dia, conseguimos ter certos alimentos o ano inteiro, graças a fertilizantes e mesmo agrotóxicos. Já os vegetais típicos da estação precisam de menos insumos, como os já citados, e outros como mão de obra e equipamentos. A produção é mais barata e eles naturalmente têm mais nutrientes, como vitaminas e sais minerais”, afirma a nutricionista Giovanna Oliveira, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e da Clínica Maria Fernanda Barca, em São Paulo.

Lista em mãos

Giovanna sugere ter na porta da geladeira, ou outro lugar de fácil visualização, uma lista dos alimentos da época. “Isso facilita na hora de fazer as compras, seja no supermercado ou na feira”, explica a especialista. E onde encontrar essa informação? Na internet, há sites como o da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), nos quais é possível encontrar uma lista com frutas, legumes, verduras e mesmo pescados de acordo com a estação.

No verão, por exemplo, você pode se deliciar com melancia, maracujá, melão, mamão, escarola, cebolinha e couve, entre outros. “Os alimentos da época tendem a ter aparência e sabor melhores, a um custo menor”, diz Giovanna.

Fuja dos fora de época

Para ter ideia do impacto da sazonalidade, o morango, fruta típica das temperaturas mais baixas do inverno, até pode ser encontrado agora, em pleno calor, mas a um preço muito mais alto. “Chega a ser 300%, 500% mais caro do que no inverno”, explica a nutricionista.

Apesar do menor investimento de insumos para sua produção, comprar um alimento na época não garante que ele estará livre de agrotóxicos. A única forma de garantir isso é adquirindo vegetais com o selo de cultivo orgânico.

A atitude de escolher alimentos sazonais também tem um impacto sustentável. Se por um lado consumir alimentos da estação tem enormes benefícios para a sua saúde e para o seu bolso, quando você compra e consome um alimento fora da época, você está levando para casa toda a manipulação não natural que é feita pelos produtores. “O solo acaba até sendo empobrecido”, finaliza Giovanna.

Acesse o link do Portal Yahoo!: https://br.vida-estilo.yahoo.com/por-que-e-melhor-comer-frutas-e-verduras-da-estacao-080001572.html

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH