Substâncias nocivas aos hormônios

O bisfenol A é uma substância utilizada na fabricação de policarbonato, um tipo de resina que compõe a maioria dos plásticos. O BPA também está presente em latas de alumínio que armazenam alimentos e bebidas.

Desde 1º de janeiro de 2012, a Agência Nacional da Vigilância (Anvisa) proibiu a venda de mamadeiras ou utensílios para lactentes com o BPA. Isto porque, de acordo com pesquisas científicas, a substância é considerada cancerígena, além de causar problemas de fertilidade, entre outros. Na questão hormonal, pode desencadear disfunções na tireoide e afetar o sistema endócrino, aumentando a chance da obesidade.  

Quando você comprar algum item de plástico ou latas de alumínio (utensílios de cozinha, por exemplo), encontre o logo “livre de BPA”. Uma dica é preferir utensílios de vidro, porcelana ou aço inoxidável para condicionar os alimentos e as bebidas.  

Entre outras substâncias causadoras de problemas hormonais também estão: chumbo, arsênio e compostos perfluorados (PFCs). Podemos nos precaver com algumas escolhas mais saudáveis. Porém, muitas vezes, essas substâncias estão presentes no dia a dia, até mesmo sem percebermos.

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH