Portrait of pregnant woman relaxing at home.

Selênio na gravidez e no pós-parto

Durante a gravidez, você sabe, é preciso redobrar a atenção em relação à saúde. Não só por causa do bebê, mas também por conta da grande quantidade de hormônios liberados pelo organismo. Isso pode causar alguns problemas, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo no pós-parto são mais comuns do que se pensa: atingem, no mundo inteiro, de 7 a 9% das mulheres logo depois do nascimento do filho ou até um ano após o parto. Muitas vezes, o mau funcionamento da tireoide pode ser confundido com a depressão, pois ambos têm sintomas parecidos, como cansaço, desânimo, falta de iniciativa, diminuição do apetite, sonolência e alterações da libido.

A ingestão de selênio durante a gravidez e no pós-parto minimiza os sintomas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo. O selênio contém selenoproteinas (enzimas), que controlam a função imunológica, ajudam no metabolismo tireóideo e diminuem a oxidação das células tireóideas. Esta substância é encontrada principalmente na castanha-do-pará, mas também pode ser obtida pelo consumo de farinha de trigo, pão francês, ovo, frango cozido, arroz, leite em pó, feijão, alho e repolho.

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH