chocolate-eu-atleta

Receitas com chocolate: imunidade e bem-estar na quarentena

O cacau, principal ingrediente do chocolate, é uma fruta com nutrientes que têm um importante papel no fortalecimento da imunidade – e em tempos de coronavírus, fortalecer o sistema imunológico é algo a se buscar. Neste Dia do Cacau (26 de março), vamos conversar sobre esse alimento rico em antioxidantes e que desempenha um papel essencial na saúde e no bem-estar dos consumidores, especialmente pela presença de flavonoides entre seus nutrientes, e ensinar algumas receitas com chocolate fáceis e saborosas. Segundo estudo realizado pela University College London (UCL), o cacau ainda pode prevenir e tratar a depressão. Conforme observado pelos pesquisadores, os consumidores da matéria-prima apresentaram 70% menos chances de desenvolver sintomas depressivos. Além disso, o chocolate amargo tem o poder de diminuir o estresse oxidativo. Características da chamada “comfort food”, que promove bem-estar em momentos estressantes como o que estamos vivendo, com a quarentena e as incertezas por causa da pandemia de Covid-19.

– O cacau contém uma gama de compostos como catequinas, flavonoides e polifenóis, que conferem capacidade antioxidante, anti-inflamatória e ação benéfica como coadjuvante no tratamento e prevenção do câncer, doença cardiovascular, melhora no perfil lipídico e dos níveis de pressão arterial, hiperglicemia e resistência à insulina – explica a nutricionista Giovanna Oliveira, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Por que é bom consumir cacau?

Embora a melhor forma de prevenção do novo coronavírus seja ficar em casa e higienizar as mãos frequentemente, é importante manter uma dieta rica em nutrientes que preservem a imunidade, principalmente dos atletas de alta performance, que costumam ter sua imunidade enfraquecida. De acordo com pesquisas divulgadas na Reunião Anual da Experimental Biology 2018, os flavonoides presentes no cacau podem ajudar na saúde física e mental dos indivíduos.

– Sabemos que o exercício extenuante, comum para atletas de alta performance, aumenta o estresse oxidativo e processo inflamatório, que quase sempre prejudica o sistema imunológico. Toda forma de prevenção é válida e necessária, bem como a redução do exercício intenso. O sedentarismo também é inimigo do sistema imunológico, o que nos faz encontrar um meio termo entre as duas situações. O cacau é um ótimo aliado para aumentar a resistência contra doenças, especialmente pelo seu reforço imunológico – afirma Giovanna Oliveira, recomendando exercícios físicos frequentes e moderados nesse período de exposição a um novo vírus.

O médico funcional Ivan Assis, especialista em nutrição celular, explica por que se deve consumir cacau em tempos de coronavírus. Veja abaixo os principais componentes do alimento para a imunidade:

Flavonoides: substâncias com capacidade antioxidante que ajudam a combater os radicais livres;

Magnésio: mineral que auxilia na liberação de energia para as células e fortalecimento da imunidade;

Cobre: esse mineral ajuda na absorção da vitamina C e do ferro pelo organismo, elementos essenciais para produção de glóbulos brancos e formação de anticorpos, que protegem o corpo de micro-organismos nocivos à saúde;

Ferro: essencial para a produção de glóbulos vermelhos, o que aumenta nossa defesa;

Zinco: possui ação direta no funcionamento dos linfócitos, células de defesa do nosso organismo, o que melhora a imunidade;

Niacina (vitamina B3): está envolvida na liberação de energia para as células, auxiliando na melhora da imunidade;

Vitamina B2: funciona ativamente no estímulo e aumento da produção de sangue no organismo, e também é responsável pela manutenção do funcionamento do corpo de forma equilibrada.

Triptofano – aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que tem importante nos processos bioquímicos do sono e do humor, que ajuda na sensação de bem-estar.

Ainda assim, Ivan ressalta que nenhum alimento isolado é capaz de proteger a imunidade, pois é necessário seguir uma dieta saudável.

– Para proteger a imunidade, é preciso fazer a manutenção de hábitos de vida saudáveis, com uma hidratação adequada e o controle do estresse, além de ter um sono adequado e uma alimentação rica em nutrientes, incluindo o cacau – conta Assis.

Amargo, meio-amargo, ao leite ou branco?

De acordo com o especialista Ivan Assis, o ideal é que o chocolate tenha pelo menos 70% de cacau na composição, sobretudo no caso de atletas. Isso porque, segundo ele, o chocolate amargo pode melhorar o rendimento físico dos esportistas.

– O alimento precisa contar com pelos menos 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, ser um chocolate amargo. Os benefícios para a saúde ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau, que é rica em flavonoides, magnésio, ferro, zinco e vitaminas B2 e B3 – diz ele.

– Os atletas devem consumir principalmente o chocolate amargo, pois o alimento ajuda a melhorar a eficiência com que você usa o oxigênio e o rendimento durante o exercício físico. Isso acontece graças a uma substância chamada epicatequina, um flavonol que pode auxiliar as mitocôndrias e a força motriz das células a funcionarem com mais eficiência – complementa.

Apesar de o chocolate amargo ser o mais recomendado em termos de benefícios, a especialista Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, revela que o meio amargo também pode fazer bem à saúde. A única ressalva é em relação ao chocolate branco, que é pobre em quantidade de flavonoides.

– Um dos subprodutos mais consumidos do cacau é o chocolate. O chocolate amargo é o que possui maior concentração de compostos funcionais e, consequentemente, mais benefícios ao organismo. Depois dele, o chocolate meio amargo lidera em compostos antioxidantes, sendo uma boa opção para quem não gosta do sabor mais amargo – pontua. – Já o chocolate ao leite ou branco contém baixo teor de cacau, o que confere quantidades muito pequenas de flavonoides. Além disso, é comum a adição de açúcar e outras gorduras e, nesse caso, os benefícios citados não são aplicáveis.

Receitas com chocolate

Com base nas orientações das nutricionistas Vivianne Benini e Giovanna Oliveira e da culinarista Patricia Gicus, o EU Atleta preparou três receitas com chocolate para você se deliciar e consumir o alimento da maneira mais saudável. Confira!

Bolo de chocolate prático

Ingredientes:

100 g de chocolate 70% ou mais

3 ovos grandes

Modo de preparo:

Derreta o chocolate, adicione as três gemas e deixe repousando. Enquanto isso, bata as claras em neve e misture com cuidado ao chocolate até ficar homogêneo. Em uma forma pequena, unte e jogue a mistura. Deixe no forno a 180ºC por 20 minutos.

Rendimento: 4 porções

Fonte: nutricionista Giovanna Oliveira.

Bolo de caneca marmorizado de micro-ondas (light)

Ingredientes

1 ovo

1 colher (sopa) creme de leite

1 colher (sopa) de manteiga derretida

1 colher (sopa) de xilitol

1 colher (sopa) de farinha de coco

1 colher (sopa) de farinha de amêndoa

2 gotas de essência de baunilha

1 colher (café) de fermento em pó

1 colher (sobremesa) de cacau em pó

Modo de preparo

Em uma tigela, bata bem o ovo. Acrescente as farinhas de coco e de amêndoa, a manteiga, o xilitol e a baunilha e misture bem;

Coloque o fermento em pó e divida essa massa em duas partes. Em uma delas, misture o cacau em pó;

Distribua a massa branca em duas canecas (de preferência as altas, para não ter o perigo de vazar), por cima coloque a massa com cacau e misture levemente com um garfo;

Leve ao forno micro-ondas por dois minutos e meio (pode colocar as duas canecas juntas).

Retire do forno, passe uma faca em volta e desenforme da caneca.

Fontes: nutricionista Vivianne Benini e culinarista Patricia Gicus.

Smoothie de banana com cacau

Ingredientes

1 banana congelada

1 colher (sopa) cacau em pó

1 xícara (chá) leite vegetal

Gelo (opcional)

Nibs de cacau a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador o cacau, o leite, a banana e o gelo. Sirva com nibs de cacau.

Fontes: nutricionista Vivianne Benini e culinarista Patricia Gicus

Acesse o link do Portal Eu Atleta – globoesporte.globo.com: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/receitas-com-chocolate-imunidade-e-bem-estar-na-quarentena.ghtml

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH