Por que a vitamina D é importante para o corpo?

A vitamina D age na absorção de cálcio pelo corpo, fortalecendo os ossos e dentes. Essa é uma substância importante para ajudar a evitar a obesidade e o diabetes, por exemplo. Ela ainda melhora o equilíbrio metabólico, a memória, a concentração e a fertilidade, ajudando até a evitar o Parkinson e Alzheimer.

Quando há deficiência, os sintomas mais comuns são: fraqueza muscular, imunidade baixa e acúmulo de gordura corporal. A falta de vitamina D também aumenta os riscos de doenças cardíacas, autoimunes e inflamatórias.

A melhor forma de obtê-la é por meio dos raios tipo ultravioleta B. Recomendo tomar sol, a qualquer horário, por 20 min em pelo menos 1/3 do corpo – principalmente para peles mais claras. Já quem tem a pele mais escura, deve se expor um tempo maior. Com certeza, este é mais um motivo para praticar exercícios ao ar livre!

A substância também é encontrada em poucos alimentos, por exemplo: salmão, sardinha, gema de ovo, queijo e cogumelos. Se for recomendado e orientado pelo médico, suplementos de vitamina D3 também são uma ótima alternativa.

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH