Osteoporose em mulheres

A osteoporose é a perda da massa óssea que, geralmente, ocorre no processo de envelhecimento. Perda da força muscular, ossos mais frágeis, dor crônica e atrofias são os sintomas mais comuns. Vale lembrar que este problema atinge mais as mulheres do que os homens. Isto porque, quando a mulher envelhece, há a diminuição da produção de estrogênio, hormônio responsável por regular a absorção de cálcio pelos ossos. E esta pode ser uma das causas da osteoporose.

Diagnóstico

A densitometria óssea é um exame rápido que mede a densidade mineral dos ossos. Desta maneira é possível saber como está a estrutura do corpo. A densitometria deve ser realizada periodicamente por mulheres acima de 65 anos e homens de 70 anos. Pessoas no grupo de risco (menopausa, doenças da tireoide e reumáticas, histórico familiar, por exemplo) também precisam fazer o exame.

Prevenção

Para prevenir, a vitamina D é fundamental para o corpo. Essa substância é adquirida pelos raios ultravioleta. Tomar sol diariamente, por alguns minutos, faz com que o organismo absorva melhor o cálcio. A alimentação saudável também entra nas dicas de prevenção. Invista em uma dieta balanceada com ingestão de derivados do leite.

É preciso atenção com o corpo, mas também deixá-lo em movimento para fortalecer os ossos. Exercícios físicos com moderação e baixo impacto são essenciais. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atividades como alongamento, treinos de equilíbrio e coordenação motora são essenciais para quem tem osteoporose. Além dessas opções, a fisioterapia, a caminhada, o yoga e a bicicleta ergométrica são exercícios adicionais. Lembre-se que todas as atividades precisam de orientação e acompanhamento de um profissional.

Todo cuidado com quedas para evitar fraturas. O ambiente deve ser e estar seguro para quem tem osteoporose.

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH