Entre no clima e pratique exercícios físicos

A atividade física precisa estar presente em qualquer idade. Recomenda-se que a melhor hora para se exercitar seja quando houver disposição. Porém, deve-se ter regularidade e disciplina para que o corpo sinta os verdadeiros benefícios da prática – que não deve ser uma obrigação, mas um hábito. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 70% dos brasileiros são sedentários. E este é um número alarmante.

Uma pessoa ativa, deve ter um gasto energético semanal de 2.200 calorias. Mexer o corpo melhora a resistência física, a capacidade cardiorrespiratória, o sistema vascular e ajuda a controlar o peso. Isto porque os exercícios físicos favorecem os efeitos metabólicos e hormonais, sobretudo na prevenção e no combate às doenças como o diabetes e a obesidade. Esta é uma receita que sempre indico nas consultas.

Sabe aquela sensação de bem-estar e tranquilidade após a prática? A resposta vem da endorfina, neurotransmissor produzido pela hipófise e liberado no sangue conforme intensidade e duração da atividade, com ganhos visíveis ao humor. Outros hormônios também são estimulados como a leptina (responsável pela regulação da saciedade) e o hormônio do crescimento (contribui com a diminuição da obesidade).

Lembre-se! O ideal é ter acompanhamento médico e profissional para avaliar as necessidades e limites do corpo.

Veja o gasto energético de algumas modalidades que estão nas Olimpíadas 2016 (com apenas 30 minutos de atividade):

Tênis (240 kcal), vôlei de praia (265 kcal), remo (160 kcal), tiro com arco e flecha (140 kcal), treino de basquete (200 kcal), competição de boxe (200 kcal), esgrima (200 kcal), polo à cavalo (265 kcal).

Mas se você preferir exercícios mais comuns, basta escolher entre  (com apenas 30 minutos de atividade):

Andar de bicicleta (115 kcal), caminhada leve (115 kcal), nadar (190 kcal), zumba (165 kcal), subir e descer escadas (250 kcal), pilates tradicional (100 kcal), hidroginástica (175 kcal), futebol (265 kcal), passear com o cachorro (100 kcal).

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