Com sabor e aromas inconfundíveis, a alcaparra se assemelha ligeiramente a uma azeitona convencional e, assim como ela, tem origem no Mediterrâneo e é utilizada em diversas culinárias ao redor do mundo. Parte da família das Caparidáceas, seu arbusto tem o nome científico Capparis spinosa e cresce muito bem em regiões quentes e com clima árido.
Confira, a seguir, mais motivos para adicionar alcaparras a receitas culinárias e os benefícios delas para a saúde.
O que é alcaparra?
Alcaparras usadas no preparo culinário são, na realidade, botões de flores do arbusto Capparis spinosa imaturos e em conserva. Trata-se de uma especiaria que, além de aderir mais sabor ao prato, leva nutrientes ao organismo, caso das propriedades anti-inflamatórias, das antibacterianas e até mesmo das anticancerígenas.
Lista de propriedades
Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 100 gramas de alcaparras há:
. 23 calorias
. 2,36 gramas de proteína
. 4,90 de carboidrato
. 3,2 gramas de fibras alimentares
A alcaparra ainda é rica em cálcio, magnésio, potássio, ácido fólico, vitamina A e vitamina K.
Tipos
Existe apenas um tipo de alcaparra, a diferença que se pode encontrar, no entanto, é o tipo de conserva.
É possível preservar a alcaparra em salmoura ou numa mistura com vinagre. Outra opção é a cura com sal, um mix de sal comum com nitrito de sódio.
Há a possibilidade de consumir a alcaparra in natura, o que pode ser difícil de encontrar. Nesse caso, tem sabor mais suave e é ideal para quem quer pegar leve no consumo de sódio e deseja apenas ter a planta como um complemento na saúde.
Também faz parte do mesmo arbusto da alcaparra a caper berrie, que nada mais é do que o fruto não amadurecido da planta. Trata-se de um condimento muito utilizado no preparo de bebidas alcoólicas e no enfeite de drinks.
Benefícios da alcaparra
Manutenção do intestino
As fibras presentes na alcaparra podem dar uma força a mais para o sistema digestivo funcionar de maneira adequada, já que seu consumo regular reequilibra as bactérias boas da flora intestinal e alivia a sensação de inchaço na barriga.
Além disso, as fibras também promovem mais saciedade e retardam a fome por mais tempo.
Pressão de alta
A rutina presente na alcaparra é uma substância interessante para o controle de pressão alta pelo poder de melhorar a circulação sanguínea. Porém, esse benefício vale somente para o consumo natural desse ingrediente, já que a conserva faz com que as alcaparras tenham muito sódio em sua composição.
Saúde dos ossos
Por serem alimentos ricos em cálcio, as alcaparras podem ajudar na formação e na manutenção dos ossos e dentes. Trata-se de um mineral capaz de prevenir doenças graves dos ossos, caso da osteoporose.
Antioxidantes e mais
“Além dos poderosos antioxidantes presentes na alcaparra, sua composição também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo um bom alimento para quem sofre com dores em geral”, conta a nutricionista.
Alcaparra engorda?
Assim como qualquer alimento, a alcaparra não tem capacidade de engordar ou emagrecer por si própria. No entanto, o alimento apresenta poucas calorias e carboidratos e, por isso, pode ser adicionado ao cardápio de quem busca a perda de peso.
Possíveis malefícios
A alcaparra só apresenta malefícios ao organismo se for consumida em excesso, por causa de seu alto teor de sódio.
Quem não deve comer?
Se a alcaparra for em conserva, com concentração maior de sódio, pessoas hipertensas ou cardíacas devem evitar seu consumo de forma exacerbada. No entanto, se for algo esporádico, em baixa quantidade e no preparo de pratos, não há sérios problemas para a saúde.
Como usar?
A alcaparra é ideal para acompanhar peixes ou carnes com sabor mais suave, mas também pode ser usada no preparo de vinagretes, saladas e molhos.
É contraindicado adicioná-las no início do cozimento, já que seus sabores e propriedades podem ser perdidos ao longo da cocção, portanto vale usá-las por último.
Receitas com alcaparra
Molho de alcaparras
Ingredientes
. 50 g de alcaparras picadas
. Suco de ½ limão ou 1 colher de sobremesa de vinagre
. 3 colheres de sopa de azeite de olive
. 1 dente de alho
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Adicione em um recipiente as alcaparras picadas, o suco do limão, o azeite e o alho amassado. Em seguida, tempere a mistura com sal e pimenta-do-reino a gosto. Vale tomar cuidado com a adição de sal, pois a alcaparra já é salgada.
Salmão com alcaparras e crosta de castanha-de-caju
Ingredientes
. Posta de salmão de 500 g
. Suco de 1 limão
. 3 colheres de sopa de castanha-de-caju trituradas
. 3 colheres de sopa de alcaparras
. Azeite de oliva extra virgem
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o salmão descansar por cinco minutos com limão e sal. Para preparar a crosta, adicione em um processador ou liquidificador as castanhas-de-caju trituradas, as alcaparras, 2 colheres de sopa de azeite e os temperos, bata até virar uma pasta.
Para grelhar o peixe, unte uma frigideira antiaderente com o azeite e leve a frigideira quente com a pele para baixo. Por cima do salmão coloque delicadamente a mistura feita anteriormente e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando o peixe estiver mais cozido, vire a crosta para baixo, com o cuidado de não desmanchá-la. Deixe cozinhar por mais cinco minutos em fogo médio ou até dourar. Apenas finalize o cozimento quando notar que o peixe não está mais cru. Sirva em seguida.
Macarrão com alcaparras
Ingredientes
. 500 g de spaghetti
. Azeite extra virgem
. 1 cebola pequena picada
. 4 dentes de alho
. 2 colheres de sopa de alcaparra
. Suco de 1 limão
. Sal, salsa e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Prepare o spaghetti al dente. Em uma panela, em fogo médio para baixo, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Em seguida, acrescente as alcaparras, o suco de limão, o sal e a pimenta. Acrescente o macarrão, adicione mais azeite e acerte os temperos a gosto. Salpique a salsa e sirva em seguida.
Fontes
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos
Nutricionista Débora Palos, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. CRN-3 28210
Acesse o link do Portal Ativo Saúde: https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/alcaparra/