Temperos-e-especiarias-2

16 temperos e especiarias para incluir na dieta

Eles são responsáveis por dar mais sabor ao alimento, mas alguns dos temperos e especiarias que existem à nossa disposição também são muito bons para dar aquela força nos treinos e melhorar a saúde. Alguns, por exemplo, possuem efeito termogênico natural que favorece o emagrecimento, como a canela, o gengibre ou a pimenta.

Pedimos a algumas especialistas para citarem os temperos e especiarias que não podem faltar na cozinha e que trazem benefícios à saúde.

Spoiler! Alguns dos selecionados têm características anti-inflamatórias e favoráveis à reconstrução natural dos tecidos lesionados, dores musculares e articulações afetadas durante o treino. Continue lendo para saber mais.

Confira 16 dicas de temperos e especiarias

  1. Pimenta caiena

Poderoso anti-inflamatório e analgésico natural, a pimenta caiena pode trazer muitos benefícios para a saúde do coração. Ela também fortalece o sistema imunológico, previne úlceras no estômago e é rica em vitaminas A, C e K.

  1. Cominho

O cominho tonifica os órgãos digestivos, melhorando a digestão e evitando gases. Fora isso, ele também é um excelente aliado do nosso sistema imunológico e uma arma poderosa contra o colesterol LDL e a pressão alta.

  1. Pimentas preta e vermelha e açafrão

Os três condimentos estão juntos aqui graças aos chamados compostos fenólicos, presentes no açafrão da terra e nas pimentas preta e vermelha, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo celular e, assim, manter um bom rendimento de quem já pratica atividade física e livrá-lo de infecções no trato respiratório, dores e lesões musculares.

  1. Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino atua na purificação de tecido sanguíneo, favorecendo a circulação, colabora com a digestão de gorduras e ajuda no sistema respiratório. A pimenta-do-reino é uma das especiarias que tem efeito analgésico e estimulante, mas não é indicada para quem tem úlceras ou inflamações intestinais.

  1. Páprica

A páprica é muito rica em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no organismo. Mais precisamente, o tempero tem muita beta-criptoxantina em sua composição, que ajudam a diminuir inflamações, como artrite. A páprica também previne contra alguns tipos de câncer e ajuda no tratamento de doenças autoimunes, além de ter função estimulante, antisséptica e anti-gases.

  1. Canela

A canela é um poderoso tônico do cérebro, reduz a sensação de fome, combate problemas respiratórios, tem ação anti-gases e atua no sangue reduzindo a concentração de glicose (ação hipoglicemiante).

  1. Coentro

A ação anti-inflamatória do coentro atua principalmente no trato gastrointestinal. Mas a especiaria também é uma ótima opção para reduzir a formação de gordura nas artérias do coração, além de ser um excelente diurético e antimicrobiano.

  1. Noz-moscada

Você sabia que aplicar óleo de noz-moscada ajuda a reduzir as dores causadas por artrite e reumatismo? Mas o efeito analgésico do tempero não é sua única utilidade. A noz-moscada também é um bom digestivo, diurético e um excelente anti-inflamatório gastrointestinal. Fora isso, também ajuda a melhorar o mau hálito, ajuda a desintoxicar o fígado e os rins, melhora a circulação, alivia as dores da cólica menstrual e pode ser usado até para tratar a insônia.

  1. Orégano

O orégano tem ação antifúngica, além de ser um ótimo antioxidante e antimicrobiano. Mas ele também ajuda no emagrecimento, na digestão e na regulação da menstruação, além de fortalecer a saúde do coração e prevenir contra a gripe.

LEIA MAIS

Opções saudáveis para substituir o sal

Você sabe levar uma vida saudável? Confira 7 dicas e mude seus hábitos!

Salada de pote: 4 dicas para montar a sua

10. Alecrim

Essa erva ajuda a reduzir a pressão arterial, além de estimular a secreção da bile. É também um bom diurético e um ótimo digestivo, ajudando ainda na expectoração — muito indicado, portanto, para quem está com gripe ou tosse. O alecrim também é uma boa opção para tratamento da asma, no alívio de dores reumáticas e no combate ao estresse.

  1. Urucum

O urucum é um poderoso anti-inflamatório gastrointestinal, com excelente ação digestiva e antioxidante. Ele também melhora a saúde dos olhos, previne o envelhecimento precoce, fortalece os ossos graças à quantidade de cálcio em sua composição e tem ótimo efeito cicatrizante.

  1. Zimbro

O zimbro é um grão muito pouco conhecido, mas que costuma ser utilizado para temperar carnes e feijões. O zimbro atua na recuperação de tecidos musculares, purificação de tecido sanguíneo, colabora com a digestão de gorduras, fortifica o tecido ósseo e melhora o sistema respiratório. Além disso, também é analgésico e estimulante.

  1. Grão de mostarda

A semente de mostarda é analgésica, estimulante e com grande potencial anti-inflamatório, principalmente para as articulações. Ajuda a controlar os sintomas da asma, melhora a dor muscular, trata a constipação intestinal, pode ser incluída em dietas com foco no emagrecimento e contribui até mesmo para o crescimento capilar.

  1. Hortelã (fresca)

A hortelã ajuda a melhorar os sistemas circulatório e respiratório, alivia uma série de dores e também tem efeito calmante, sendo muito indicada para quem sofre de ansiedade e estresse. Ela também esfria o corpo e provoca sensação de relaxamento.

  1. Gengibre (seco)

O gengibre sequinho atua como estimulante e, se consumido no pré-treino, dá mais energia para praticar os exercícios. Tem propriedades benéficas também ao sistema digestivo, além de ser analgésico, anti-inflamatório e um grande aliado do sistema imunológico.

  1. Cravo

Consumir cravo ajuda na recuperação muscular, melhora a digestão de gorduras e fortalece os sistemas digestivo e respiratório. Também é analgésico e antisséptico, além de uma ótima fonte de energia.

Dica de consumo

Inclua os temperos e especiarias listados acima na produção de alimentos como arroz, feijão, legumes e carnes. Você pode, ainda, salpicá-los em saladas ou frutas ou sucos durante todas as refeições do seu dia e não apenas em refeições pré e pós-treino.

A maioria dos temperos e especiarias são condimentos muito versáteis, podendo ser usados em uma série de receitas — salgadas e doces.

(Fontes: Dra. Maria Fernanda Giordano, Personal Diet (SP), Dra. Andreia Barros, Nutricionista do Linnus Institute (RJ) e nutricionista Jacqueline Anversa da Clínica Maria Fernanda Barca – SP).

 

Acesse o link do Portal Ativo Saúde: https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/16-temperos-e-especiarias-para-incluir-na-dieta/

Deixe um Comentario

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH